Quero-quero: diário de produção #02

Esta é a segunda entrada do diário de produção do curta-metragem Quero-quero, dirigido por Mauricio Abbade. Leia a primeira semana de relatos do diretor aqui

DIA 10/04

Passei o dia em reunião de produção: batendo locações, possível elenco e também logística de filmagem. Além disso, fizemos uma reunião de análise técnica – que é uma espécie de varredura objetiva do roteiro, para garantir que todos elementos a serem providenciados para as gravações sejam levantados. 

Por exemplo: em um quarto, durante o dia, um adolescente levanta de sua cama, acordando, e vai até sua escrivaninha, mexer em seu computador. 

Para filmarmos essa cena, precisamos de:

  • Um quarto
  • Luz de dia
  • Um adolescente
  • Uma cama
  • Uma escrivaninha
  • Um computador

Além de levantar as necessidades da cena, a reunião de análise técnica também serve para batermos coisas que ainda estão em aberto. Nesse exemplo, perguntas a serem levantadas são desde o tipo desse computador, se é um PC de mesa ou um notebook, até a idade e classe social do personagem. 

Para mim, essa é uma das partes mais divertidas da pré-produção. 

Além disso, esse foi o dia que publicaram a primeira entrada do diário de produção. Ainda acho esquisita a ideia de publicar esse diário de produção, especialmente por conta de uma certa exposição. Mesmo que cheio de questões, tenho me divertido – algo parecido com o que sinto quando faço um filme. 

Eu e a Carolina Azevedo, editora da Vertovina, quando estávamos conversando sobre o projeto, pensamos em publicar esse diário de produção semanalmente. Acontece que pouca coisa acontece na pré-produção de um curta-metragem durante o período de sete dias. Decidimos, então, espaçar mais as publicações: dar tempo às coisas, entender o tédio e não tentar preencher tudo com palavras.  

DIA 12/04

Tenho lido sobre Rohmer e Hong Sang-soo e me questiono se esse filme não poderia ser feito com uma equipe de apenas cinco pessoas.

DIA 16/04

Andamos com o fechamento de algumas locações e agora precisamos fechar só mais uma. Decidimos oficialmente as datas de gravação e também fechamos a hospedagem. Vamos gravar na primeira semana de junho, sol em gêmeos. 

Passei a tarde em reunião de VFX, tentando entender como colocar, em um mesmo plano, um ser-humano e um pássaro quero-quero se encontrando um de frente ao outro. Más notícias: é mais difícil do que imaginei.  

Enquanto isso, estou finalizando o processo de montagem de um outro curta-metragem, o Gengivites. Tem ficado legal. Gravei esse filme no meio de 2022 e nunca terminei. Acontece que, durante a pós-produção dele, entrei na pré e também na pós do Atravessaria a cidade toda de bicicleta só pra te ver dançar e acabei o filme anterior semi-esquecido no HD. 

Depois de finalizado completamente o Atravessaria, voltei ao Gengivites. Gostei muito pouco do que fiz anteriormente: pelo visto, não é bom guardar imagens que você fez durante tanto tempo. Nesse processo, regravei quase que o filme inteiro – em uma única diária, com uma equipe de quatro pessoas e o Gabriel Borsatto, que interpreta o protagonista. Lembro de ter sido uma boa diária. 

A ideia é finalizar esse curta-metragem em maio, antes de começar a gravar o Quero-quero. É, na verdade, uma necessidade. 

DIA 17/04

Mudei uma das cenas principais do filme. Quem me deu a ideia foi minha amiga, Júlia Cortez, atriz e roteirista, que chamei para somar no processo. Dividir faz bem. O filme vai se construindo aos poucos, distraidamente. 

DIA 19/04

Peguei o ônibus para ir pro Rio de Janeiro, exibir o Atravessaria a cidade toda de bicicleta só pra te ver dançar no Curta Cinema, festival carioca de curta-metragens. Exibimos nosso filme. Fui feliz. 

DIA 23/04

Após a segunda exibição do filme, na segunda-feira, viemos para um bar em Botafogo. Conheci uma galera que há um tempo admiro de longe. Para mim, é sempre muito bom conversar: quebrar os ilhamentos. Fazer filmes, exibi-los e conhecer as pessoas. Poucas coisas parecem ser tão divertidas quanto essas. 

DIA 24/04

Marcamos os dias de visita técnica, que é quando os cabeças de equipe vão visitar as locações e discutimos previamente sobre o que iremos fazer e filmar. É daqui duas semanas. 


Mauricio Abbade é diretor, montador e assistente de direção. Formado em jornalismo e cinema, já dirigiu três curta-metragens: “Atravessaria a cidade toda de bicicleta só pra te ver dançar” (2023), “De curitiba, dá pra se ver o espaço sideral” (2023) e “Gengivites” (2024).

Sinopse do filme “Quero-quero”: No último ano do ensino médio, o que Ribeiro quer mais fazer é contar aquilo que ele não consegue. Assombrado pela terra vermelha e por pássaros que levam em seu nome a palavra “desejo”, o que resta para Ribeiro é colocar fogo em gaiolas de hamster ao lado de seu amigo.

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